segunda-feira, 2 de junho de 2014


Halitose: um desafio que tem cura

Muitas pessoas não gostam de ir ao dentista. Algumas delas por medo, mas outras porque sentem vergonha do odor que exala de sua boca. Isso tem nome – é a Halitose, comum em cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA). A grande maioria dos casos tem origem na boca, onde vivem centenas de bactérias com diferentes necessidades nutricionais.
Pesquisas recentes demonstram que o local responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, no fundo da cavidade oral. A explicação é que essa região, além de receber um fluxo menor de saliva, contem grande numero de pequenas criptas nas quais as bactérias podem alojar-se e digerir todas as proteínas dos restos alimentares ali retidos, causando o mau cheiro.
Especialistas afirmam que a causa mais comum do problema são as doenças periodontais, por fora dos dentes, como a gengivite, provocada pela falta de higiene correta da boca e dos dentes. Já o estomago, considerado pela maioria das pessoas como o vilão do mau hálito, é uma das ultimas causas da halitose.
É importante que as pessoas saibam que a halitose não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo e que é fundamental descobrir a causa para introduzir o tratamento que, às vezes, pode exigir a participação de especialistas. Por tanto, se você disser à pessoa que o hálito dela está alterado, é um benefício que está fazendo a ela.

 A HALITOSE TEM TRATAMENTO E CURA, PORTANTO RECOMENDA-SE:
·        Beber água – dois litros por dia pra manter a boca sempre úmida.
·        Evitar passar muitas horas sem alimentar-se; o jejum prolongado favorece ao aparecimento de halitose.
·        Caprichar na higiene bucal. Quando escovar os dentes, usar também o fio dental e passar a escova com delicadeza especialmente na região posterior da língua.
·        Certificar se os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e se o funcionamento do estomago, dos rins e dos intestinos não apresentam nenhuma alteração.
·        Utilizar, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, que ajudam a aumentar a salivação.
·        Fique atento ao mais importante: procure um Cirurgião-Dentista, ele pode te ajudar!

FONTE: Conselho Federal de Odontologia – Odontologia em Revista, edição especial Abril 2014.