domingo, 13 de abril de 2014

7 Doenças Detectáveis Pelo Seu Dentista (e não são cáries)



Se você é daqueles que só agenda uma consulta com dor de dente, saiba que várias doenças fazem da sua boca um sinal de alerta.

1.   Diabetes
Ao contrario do que muita gente pensa, os idosos não são as únicas vitimas dessa desordem metabólica. Embora seja raro, o do tipo I atinge, sobretudo, crianças e jovens com menos de 25 anos. Independente da forma como se apresenta, a patologia gera um hálito cetônico, que surge devido a pouca disponibilidade de glicose como fonte energética. Isso leva o organismo a buscar nas gorduras uma compensação “Quando há queima de gorduras para produzir energia, surge um subproduto chamado de cetônicos, os quais são eliminados pela respiração, dando ao individuo um hálito com cheiro adocicado”, esclarece Sandra. Esse sintoma já é suficiente para o dentista encaminhar o paciente para o médico confirmar o diagnóstico. Todavia, outras alterações bucais podem denunciar o problema, tais como: diminuição da quantidade de saliva e maior concentração de cálcio nela; alterações na coloração do esmalte do dente (ou na formação de esmalte); dor e queimação na língua e quando quantidade de cáries.

2.   Osteoporose
A cirurgiã-dentista comenta que, como se trata de moléstia que diminui a massa óssea, as principais manifestações bucais são o excesso de fraturas nos dentes, o agravamento de doenças periodontais e a dificuldade de adaptação de próteses (como dentaduras) e implantes dentários. Esse último transtorno ocorre devido à perda de osso nas regiões da maxila e mandíbula. “A doença é mais prevalente em mulheres. Se a paciente é magra e começa  a ter várias fraturas dentárias, eu já peço que ela vá ao ginecologista e faça o exame de densitometria, que mede a massa óssea do fêmur e da coluna para diagnosticar a osteoporose”, completa.

3.   Doenças da pele
De acordo com Pannuti, essa categoria engloba problemas como lesões vesicobolhosas, lúpus e pênfigo – doença conhecida como “fogo selvagem”, a qual resulta no aparecimento de bolhas cheias de liquido na pele. Normalmente, todas essas enfermidades se espalham pelo corpo, mas surgem primeiro na boca. “Elas aparecem na forma de uma descamação na gengiva ou na mucosa. Em um primeiro momento, podem ser confundidas com gengivite. Porém, são acompanhadas de bolhas e dores, sintomas que não são comuns da doença periodontal”, explica.

4.   Sífilis
É causada pela bactéria Treponema pallidum e transmitida por meio de relações sexuais. Os sinais variam conforme o estágio da doença. Em quadros de sífilis primária, o dentista observa uma úlcera firme e indolor, com bordas elevadas e claras na mucosa. Na secundária, manchas ovais e placas esbranquiçadas, irregulares e também indolores aparecem nas seguintes regiões: lábios, língua, palato, bochecha e até nas amigdalas. Por fim, a fase terciária culmina na formação de gomas que podem perfurar o palato. Quando isso acontece o paciente adquire uma voz nasalada e passa a ter dificuldades de engolir. Como os sintomas dos dois últimos estágios são bastante evidentes, é pouco provável que o indivíduo procure um especialista em saúde bucal, preferindo ir diretamente a um médico. Há ainda a sífilis congênita, que é a transmitida pra o bebê durante a gestação. “Ela faz com que os dentes da criança tenham problemas de formação: os molares ficam com aspecto de amora e os incisivos centrais superiores com forma de barril ou chave de fenda”, comenta Sandra.

5.   HPV (Papilomavírus Humano)
Nome genérico para um conjunto demais de 100 tipos de vírus, o HPV é outra Doença Sexualmente Transmissível (DST) detectável pelo especialista em saúde bucal. No entanto, ele só consegue fazer o diagnóstico quando há a presença de uma lesão do tipo couve-flor (nódulos pequenos rosados ou esbranquiçados) no interior da boca. Sandra destaca que essa lesão pode ser tratada por meio de medicamentos locais, remoção cirúrgica e crioterapia – procedimento que consiste no congelamento e destruição do tecido anormal.

6.   AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) provoca uma diminuição progressiva das defesas do organismo, tornando o paciente suscetível a toda sorte de infecções. O dentista Pannuti afirma que isso facilita o aparecimento de lesões e neoplasias bucais, além de um câncer conhecido como Sarcoma de Kaposi, causado pelo herpesvírus de tipo 8 (HHV-8). O sarcoma manifesta-se principalmente no palato e na gengiva e possui forma de nódulos de coloração avermelhada que sangram facilmente. Ele é o principal indício de que o indivíduo pode ser soropositivo.


7.   Câncer
Pannuti ainda destaca que não é comum um câncer que tenha acometido outra parte do corpo evoluir ao ponto atingir a boca. Entretanto, quando acontece, normalmente ele é detectado na forma de uma ferida ulcerada que cresce a partir da gengiva. “Ela pode ser confundida com outros tipos de lesões, mas o fato de não cicatrizarem é uma característica que possibilita o diagnóstico diferenciado.”


Fonte: Revista Viva Saúde (www.revistavivasaude.com.br),
 abril 2014 – págs 52, 53, 54 e 55.